Autora: Susana Franco

Professora Coordenadora, Escola Superior de Desporto de Rio Maior –Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Membro Integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área científica de Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis

 

Porquê o projeto New Health 2022?

A percentagem de cidadãos da União Europeia (UE) fisicamente inativos permanece inaceitavelmente alta. Segundo o eurobarómetro para o desporto e atividade física, 42% dos cidadãos da UE não fazem exercício ou praticam desporto (TNS Opinion & Social, 2018). Isso pode indicar que a mensagem sobre a importância do desporto e da atividade física para a saúde e o bem-estar de um indivíduo ainda não chegou a segmentos significativos da população da UE. Muitos europeus comem mal e sofrem de stress crónico.

Nos últimos 50 a 70 anos, as gerações não aprenderam as diretrizes de saúde e prevenção, que as pesquisas foram disponibilizando. Deste modo, está na hora de atualizar o conhecimento, não apenas para o consumidor, mas especialmente para os profissionais que trabalham com os consumidores de desporto, saúde e estilo de vida.

 

Objetivos do projeto

O projeto New Health 2022 tem como objetivo proporcionar às organizações, aos profissionais, aos voluntários e aos consumidores de desporto e estilo de vida, conhecimentos e ferramentas, fáceis de obter e entender, para melhorar a atividade física, a alimentação saudável, a saúde mental e um estilo de vida saudável.

Serão desenvolvidas linhas orientadoras educativas para as pessoas que aconselham para um estilo de vida saudável, uma plataforma gratuita para o consumidor sobre estilo de vida, e um curso e formação em e-learning para as pessoas que aconselham para um estilo de vida saudável.

Será também realizada uma investigação acerca do papel e do impacto que as pessoas, que realizam  aconselhamento com base no programa, têm ao nível da mudança comportamental em termos de estilo de vida nos grupos alvo.

 

Financiamento do projeto

O projeto New Health 2022 é financiado pelo programa ERASMUS+, com um valor de 369250€.

 

Parceiros do projeto

O projeto New Health 2022 é coordenado pela New Health Foundation, na Holanda, contando com os seguintes parceiros integrados:
• Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), em Portugal, contando com a participação das  professoras Susana Franco, Carla Chicau e Vera Simões;
• Europe Active, na Bélgica;
• Lithuanian Association of Health and Fitness Clubs, na Lituânia;
• Fitness Federation, na Bélgica;
• Association Europea Deporte, Ejercicio Y Salud (AEDESA), em Espanha;
• Comenius University (Faculty of Phycical Education and Sports), na Eslováquia.

Fazem também parte os seguintes parceiros especialistas:
• European Network of Sport Education (ENSE), na Áustria;
• Movisie, na Holanda;
• Knowledge Center Sports Netherlands (KCSportNL), na Holanda;
• NL Active, na Holanda;
• Jan Middelkamp, da Holanda.

 

Duração do projeto

O projeto New Health 2022 ainda se encontra em desenvolvimento, tendo iniciado em janeiro de 2020, terminando em dezembro de 2022.

 

Site do projeto

www.new-health.eu/pt

 

Artigo publicado na Newsletter de abril de 2021 do CIEQV