Autor: Valter Pinheiro

Professor Doutor, Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
Membro Colaborador do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área de Educação e Formação

 

Professor do Departamento de Ciências do Desporto do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Coordenador Científico da Metodologia TOCOF. Membro do Centro de Investigação em Qualidade de Vida

 

Introdução

Um olhar atento ao atual contexto mundial, revela-nos os principais problemas que assolam as sociedades, designadamente o aumento da obesidade infantil em todo o mundo, e de modo particular em Portugal, decorrente de maus hábitos alimentares; o crescente aumento do sedentarismo das sociedades modernas em virtude do desenvolvimento tecnológico; processos educativos onde as aprendizagens são realizadas de modo compartimentado, sem a preocupação de se articularem conteúdos; graves alterações climáticas relacionadas com a forma abusiva como as sociedades têm gerido os recursos naturais, designadamente o papel e o plástico; acentuada quebra dos laços familiares, alicerçado no pouco tempo de convívio entre pais e filhos, bem como no crescente número de divórcios; desigualdade de género, bem patente em sociedade onde teima imperar o machismo; o terrível problema da fome, sobretudo em países de África; a intolerância racial, religiosa e cultural.

 

Por tudo quanto acima se referiu é crucial que se estabeleçam programas educativos nas escolas que sensibilizem precocemente as crianças para os grandes problemas da humanidade.

 Assim, as “Fun Activities in Sport” assumem-se como um método para a aplicação da Educação Física com crianças e jovens, permitindo contribuir para a melhoria de alguns dos problemas anteriormente identificados, já que se trata de um método eclético e integrador.

 

O que são as “Fun Activities in Sport” (FAS)?

As FAS assumem-se como um método criativo e integrador no ensino da Educação Física com crianças e jovens. As aulas de Educação Física baseadas neste método alicerçam-se em diferentes pilares estruturantes, designadamente: a) Atividades Físicas e Desportivas que desenvolvam as competências motoras fundamentais num ambiente prazenteiro e divertido; b) Atividades Físicas realizadas em articulação com outras áreas do saber, nomeadamente, Matemática, Meio Ambiente, Língua Portuguesa, Inglês, entre outros; c) Atividades Físicas recorrendo ao uso de materiais reutilizados (garrafas de plástico, copos de iogurte) e em espaços alternativos (sala de aula, corredor); c) Atividades Físicas recorrendo ao uso da música para potenciar ambientes positivos e divertidos; d) Atividades Físicas que abordem os temas estruturantes da Humanidade como a fome, a pobreza, as alterações climáticas, as questões de género entre outros; e) Atividades Físicas que potenciem e fortaleçam os laços familiares.

Figura 1. Pilares Estruturantes das Fun Activities in Sport

 

Como se operacionalizam as FAS?

Como já foi referido anteriormente, as FAS objetivam a realização de aulas de Educação Física em constante articulação com outras áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Meio Ambiente, Inglês, etc.).

Deste modo, há dois grandes critérios a ter em consideração na hora de planificar uma aula de Educação Física de acordo com este método. Em primeiro lugar é fundamental o professor/educador saber que tipo de competências motoras deverão ser trabalhadas em função do seu Grupo/Turma, por exemplo, lançar, agarrar, subir, descer, correr, saltar, rastejar, entre muitas outras. Depois, deverá ter em consideração os conteúdos que as crianças e jovens estão a aprender nesse momento nas outras áreas. (figura 2)

Tomemos como exemplo uma turma do 2º ano do Ensino Básico (7 anos) que se encontra a aprender a divisão silábica. Ao nível da Educação Física, o professor deverá realizar uma aula que potencie o desenvolvimento de competências motoras tais como agarrar, lançar, correr e saltar, articuladas com a aprendizagem da divisão silábica. Deste modo, estará a desenvolver as competências motoras expectáveis para essa faixa etária, bem como, a reforçar as aprendizagens realizadas na Língua Portuguesa.

Figura 2. Criação de aulas com o Método FAS

 

Conclusão

As FAS deverão ser entendidas como um método pedagógico e eclético para a implementação de aulas de Educação Física em crianças e jovens. As FAS procuram quebrar com a visão meramente biológica das Atividades Físicas e Desportivas, atribuindo-lhe um cunho educativo, porquanto se almeja uma articulação com as demais áreas do saber. É ainda um método com ênfase nas causas sociais, apelando à utilização de materiais reutilizados, bem como, invocando a presença de temas estruturantes da sociedade, tais como, fome, pobreza, guerra, deficiência, entre outros. Porém, o que é fundamental é que as aulas decorram sob um forte clima de diversão, para permitir uma adesão permanente às mesmas.