Autores: José Amendoeira1,3, Mário Silva2,3, Regina Ferreira2,3, Hélia Dias2,4

1 Professor Coordenador, Escola Superior de Saúde de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém
2 Professor/a Doutor/a, Escola Superior de Saúde de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém
3 Membro Integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área científica Saúde Individual e Comunitária
4 Membro Colaborador do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área científica Saúde Individual e Comunitária

 

O desenvolvimento dos projetos no âmbito da Escola Promotora da Saúde, consolidado pela criação da Unidade de Monitorização em Indicadores de Saúde (UMIS), esta como resultado do projeto financiado entre 2012 e 2015 no âmbito do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) e na sequência do projeto Your PEL, desenvolvido com base no Programa de Modernização dos Institutos Politécnicos, permitiu construir de forma congruente entre a Investigação, o Ensino e a Extensão à comunidade, um percurso que hoje partilhamos como uma boa prática da integração nas três dimensões da Missão da Escola Superior de Saúde (ESSS).

Desde 2014 que a ESSS, numa preocupação da identificação e análise da evidência mais atual, como uma das dimensões da Prática Baseada na Evidência em Enfermagem (consistindo as duas outras dimensões: na experiência profissional na análise das fontes, para uma tomada de decisão e, consistente com a valorização do interesse e vontade da pessoa, sujeito participante no processo de cuidados), enfatiza esta necessidade na formação dos seus estudantes.

Foi nesta data que ocorreu o investimento na formação em Revisão Sistemática de Literatura, com a frequência do 1º Comprehensive Course (2014)[1], por um professor da Escola, sendo um dos objetivos promover a capacidade para integrar a metodologia no âmbito dos Cursos de Mestrado em Enfermagem, em funcionamento na ESSS, à altura e, fazê-lo numa perspetiva de disseminação pela comunidade académica, abrangendo o maior número possível de professores, estudantes e eventualmente enfermeiros e outros profissionais com a qualidade de membros da UMIS.

Mas, se no 2º ciclo, esta foi uma estratégia conducente à potencial realização de investigação em parceria com os professores, no 1º ciclo, a iniciação a esta estratégia ocorre desde 2017, na perspetiva de promover a capacitação dos estudantes, não para serem fazedores de investigação, mas saberem ler os resultados provenientes da comunicação da referida investigação.

A abordagem do Joanna Briggs Institute (JBI) à Revisão Sistemática de Literatura (RSL), tem evoluído nos últimos anos, encontrando-nos na atualidade na presença de 12 tipologias diversas desta metodologia essencial ao conhecimento e valorização do estado da arte, nas mais diversas áreas do conhecimento da enfermagem.

Uma das tipologias da RSL é a Scoping Review (ScR), consistindo numa metodologia que permite identificar a evidência ou não de conceitos, metodologias e resultados, a partir do desenvolvimento de um protocolo, organizado na sequência de uma questão de revisão, que se organiza na formulação pela identificação dos Participantes (P); dos Conceitos (C) e do(s) Contexto(s) (C).

Dado que nos dois últimos anos se «democratizou» o recurso a esta metodologia, tanto pelos professores como pelos estudantes, do 1º ciclo (a partir do 3º ano) e do 2º Ciclo (ao longo do curso), considerou-se relevante elaborar um recurso pedagógico, sob a forma de tutorial, que possa ser mobilizado por todos os atores do desenvolvimento da revisão sistemática como essencial ao aprofundamento de uma linguagem que aproxime parceiros no desenvolvimento curricular (estudantes, professores e profissionais de Enfermagem, em exercício na Clínica).

E é na construção, validação pela utilização e sempre num processo de melhoria, que após a utilização de tutoriais de forma mais experimental, se atinge no presente ano letivo, a concretização do Tutorial de Scoping Review, resultante da mobilização da evolução desta abordagem, tanto no que é disponibilizado pelo JBI, através do Reviewers Manual, como pela formação através de um workshop recentemente realizado (um dos professores frequentou), que a equipa de professores responsáveis pela lecionação da Investigação III (3º ano – 2º semestre da Licenciatura) e Investigação e Investigação em Enfermagem, nos 2ºs ciclos em funcionamento na Escola (Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica), elaborou o Tutorial que agora apresentamos http://hdl.handle.net/10400.15/3784 (ISBN: 978-989-33-253-7).

Para o presente ano letivo 2021/2022, foram aprovados em reunião de Conselho Técnico Científico, os critérios de seleção e integração nos projetos em desenvolvimento, encontrando-se em curso o processo de identificação das Unidades Curriculares, nomeadamente no 3º e 4º anos do CE, pelos respetivos titulares, coordenadores de ano e coordenadora de curso.

No âmbito da Licenciatura de Enfermagem, 1º Ciclo, a Unidade Curricular Investigação III (3º ano, 2º semestre) cujos objetivos são: identificação da evidência científica em bases de dados eletrónicas, análise crítica e compreensão dos resultados de investigação e síntese e translação da ciência a partir da análise das fontes recolhidas pela Revisão Sistemática de Literatura, em coerência com as estratégias e metodologias de ensino. O desenvolvimento de uma Scoping Review de acordo com a JBI, tem sido uma realidade, desde há alguns anos a esta parte (4 Cursos). Os estudantes desenvolvem a aprendizagem dos conteúdos, através da realização de uma Scoping Review com a orientação de um grupo de 4 professores, cujo titular, Professor Coordenador José Amendoeira é simultaneamente Coordenador da área científica “Saúde Individual e Comunitária” que constitui uma das áreas científicas do CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida, do IPSantarém e IPLeiria.

Neste contexto, os conteúdos teóricos vão sendo gradualmente introduzidos pelos vários professores da Unidade Curricular, sendo o fio condutor o protocolo da Scoping Review, cujas etapas estão contempladas no tutorial, que é facultado aos estudantes na introdução à Unidade Curricular e, que se constitui como o documento orientador, que explicita cada uma delas, de forma sistematizada.

Os temas a serem trabalhados, assentam nos quatro domínios (Gravidez e Neonatal; Pós neonatal e Juventude; Adulto na Vida Ativa e Idoso: Envelhecimento Saudável) constituem a área científica “Saúde Individual e Comunitária” e, cujos coordenadores integram a equipa pedagógica que leciona esta Unidade Curricular. A estratégia passa por cada coordenador orientar os grupos que selecionam o tema relacionado com o respetivo domínio.

Os estudantes revelam neste processo:

– Ocorrer a hipótese de escolha do tema de maior motivação e fator facilitador da aprendizagem;
– O processo de desenvolvimento do Protocolo de revisão ocorrer na quase totalidade, no âmbito das horas de contato e, sempre tuteladas por um dos professores da equipa;- A estratégia ser valorizada como promotora de um novo olhar sobre a investigação, que os estudantes vão fazendo no 1º ciclo, participam e aprendem a ler a comunicação de dados científicos;
– Ocorre igualmente a referência de que não só é proporcionada a aquisição de novos conhecimentos, mas também a mobilidade de conhecimentos adquiridos em anos anteriores e, que se tornam com maior evidência prática;

Constitui-se assim, esta metodologia uma forma de capacitar os estudantes para um olhar crítico sobre a evidência científica e constituírem-se como agentes promotores desta metodologia e ao mesmo tempo, inovadores nos contextos para onde irão realizar os estágios e nos futuros contextos de trabalho.

Já no que concerne aos Cursos de 2º Ciclo em funcionamento na Escola (referidos antes), mantendo-se a metodologia da Scoping Review, pela importância que adquire na sistematização do processo de investigação, ocorre uma abordagem integradora dos objetivos das Unidades Curriculares Enfermagem Avançada e Investigação em Enfermagem, valorizando a centralidade do estudante na participação ativa da definição dos temas a partir dos quais é desenvolvido protocolo de revisão.

Dada a relevância do treino de competências na perspetiva da Prática Baseada na Evidência (PBE), as temáticas em que são desenvolvidas as ScR, decorrem de um trabalho desenvolvido a partir de uma Narrativa de Ação (NA), individual. Cada uma das NA é apreciada pela equipa de três professores (dos quatro no 1º ciclo), pela análise de conteúdo e permitindo assim, o desenvolvimento dos referidos temas.

Considera-se de relevar, que de acordo com as duas subáreas científicas em que os cursos se integram, as ScR são desenvolvidas no sentido do fortalecimento dos resultados, que anualmente são comunicados sob a forma de artigos científicos.

A relação com a Enfermagem Avançada, ocorre pelo processo de teorização a partir do valor atribuído ao conhecimento e competência profissional, aliado à identificação da evidência, mais atual e com a qualidade metodológica essencial á premissa do valor atribuído á centralidade dos cuidados, quando desenvolvidos com base nos valores e interesses das Pessoas, Famílias e Comunidades.

Na tabela seguinte, ilustramos o resultado das ScR elaboradas por ciclo de estudos, bem como o número de artigos publicados na Revista da Unidade de Investigação do IPSantarém.

 

Tabela 1. Distribuição das ScR elaboradas e resultados divulgados sob a forma de artigo em Revista indexada

 

 CICLO DE ESTUDOS

SCOPING REVIEW

1º CICLO

2º CICLO

TOTAIS

 REALIZADAS

48 13

61

 PUBLICADAS

6

13

19

 

[1] First JBI Comprehensive Systematic Review Training Program: Introduction to Evidence Based Healthcare and the Systematic Review of Evidence. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Centro Colaborador do JBI.

 

Artigo publicado na Newsletter de dezembro de 2021 do CIEQV