Autor: Gonçalo Carvalho, Pedro Sequeira, Nuno Loureiro, José F. Rodrigues
Escola Superior de desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém
Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Introdução
A globalização e a competitividade contemporâneas demonstram a necessidade dos recursos humanos estarem cada vez mais e melhor preparados, sob pena de não ser obtido o sucesso pretendido e alcançados os objetivos definidos.
Essa competitividade (entre organizações, entidades, pessoas) aumenta a cada dia que passa e os referidos recursos humanos vão-se assumindo, cada vez mais, como os elementos diferenciadores e de elevada relevância nesses contextos. (Antunes, H., Soares, J. & Rodrigues, J., 2017).
O Treinador, sendo um elemento central na realidade desportiva, vê-se, na atualidade, confrontado com desafios nos mais diversos domínios, exposto a um elevado escrutínio público, onde se revela fundamental a sua preparação nas distintas esferas de intervenção e a posse de uma forte fundamentação científica, técnica e humana que possibilite uma ação eficaz e significativa nos jogadores/ atletas/ equipa. (Bettega et al., 2019; Resende & Castro, 2015).
Urge a necessidade dos treinadores serem e estarem bem preparados, munidos das “ferramentas” necessárias para que se possam revelar profissionais de qualidade superior (Rodrigues, J., 2020), dando um significado educativo, cultural e humanista à sua ação profissional (Mesquita, 2015) e assumindo-se como verdadeiros “super-heróis” no que ao domínio de competências se refere (Pinheiro et al., 2018).
Neste sentido, é de elevada pertinência olhar para o Programa Nacional de Formação de Treinadores e, entendendo a sua estrutura curricular e as suas componentes de formação, perceber o papel das diferentes entidades formadoras neste âmbito, sendo a formação académica um ponto de partida inultrapassável (Resende & Castro, 2015), onde o Ensino Superior desempenha, certamente, uma importância relevante.
Objetivos
O presente artigo tem como figura central o treinador e procura perceber que conteúdos poderão ser mais relevantes na sua formação profissional (e pessoal), influenciadores na sua ação e obtenção de sucesso.
Metodologia
Para a realização da presente análise documental foi elaborada uma pesquisa na plataforma Web Of Science, por autor.
Os autores de referência selecionados foram Paul Potrac, Wade Gilbert, Jean Cotê e Fernando Santos, pela sua produção e contributo científicos na temática estudada.
Foram considerados para o efeito 26 artigos, dos autores mencionados, publicados nos últimos 5 anos, em que o critério de inclusão para o seu estudo foi a referência ao treinador e à sua intervenção, ação ou formação no título do próprio artigo.
Procedeu-se a uma leitura crítica e interpretativa dos documentos selecionados.
Resultados
A informação mais relevante reforça o papel da liderança e o valor das experiências sociais, dos ambientes positivos, das competências intra e interpessoais, da comunicação, da regulação emocional, da prática reflexiva e da análise de desempenho como determinantes na aprendizagem do treinador. (Lopez et al., 2021; Newman et al., 2020; Redgate et al., 2020).
Também é abordada a emergência de “Coach Educators” (Garner et al., 2021) e de “Player Development Coaches”, bem como das Instituições de Ensino Superior (Santos et al., 2017), por direcionarem os conteúdos e ações do seu trabalho no desenvolvimento efetivo das competências chave do treinador.
Conclusões
Os dados recolhidos parecem indicar que as boas práticas dos treinadores estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de diferentes competências e em diferentes esferas, para além das estritamente técnicas ou específicas das modalidades, sempre indispensáveis. Acreditamos que, para além das diferentes federações desportivas, a formação de treinadores pode ser extremamente efetiva sob a égide das instituições de ensino superior e de profissionais amplamente capacitados para proporcionar as influências e estímulos necessários na construção de percursos profissionais de excelência, tendo em conta a importância fulcral das diferentes áreas do saber, trabalhadas, estudadas e desenvolvidas nesses contextos.