Autor: Pedro Sobreiro

Professor Adjunto, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém
Membro Integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, na área científica de Dinâmicas Organizacionais

 

Resumo

Os registos referentes ao período de tempo que um nadador frequenta uma instalação desportiva específica, têm sido frequentemente subutilizados.

Examinámos várias variáveis comportamentais associadas ao tempo de presença até ao momento de abandono, utilizando dados dos nadadores existentes no software de gestão. 6.749 nadadores foram utilizados neste estudo. A análise de sobrevivência centrou-se no intervalo de tempo entre o momento em que se tornaram clientes até ao final do estudo ou até ao momento em que a relação com o cliente terminou (abandono). O estimador de Kaplan-Meier foi utilizado para compreender o momento em que ocorreria o abandono; a regressão de Cox e o teste Logrank forneceram comparações estatísticas entre os grupos.

Os resultados mostraram que a probabilidade de retenção dos nadadores para além de 12 meses era de 53,0% e o tempo médio de sobrevivência do nadador era de 14 meses. A coorte de clientes que se inscreveram para mais de duas sessões por semana era suscetível de permanecer mais tempo. Quanto maior o número de visitas, maior era o tempo que os clientes permaneciam (> 40 visitas aumenta a probabilidade de sobrevivência até 91,86%).

Boas práticas de gestão das organizações requerem melhorias na retenção de clientes. Com a monitorização das variáveis relacionadas com as taxas de sobrevivência, permite melhorar as estratégias de gestão para o desenvolvimento de ações preventivas com o intuito de aumentar a retenção.

 

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